quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Off-topic: Feliz Ano Novo e Balanço do Ano

Amigos,

É com muita alegria e satisfação que toda a equipe do Brasil Intelligence - BI deseja a todos e a cada um de vocês um Feliz Ano Novo, cheio de alegria, amor, paz e felicidade. Esperamos contar com o apoio de todos em 2011.

Reunimos abaixo um pouco do que é hoje o BRIntelligence em números, um pouco do que você ajudou a construir nesses quase 5 meses de vida:

  • contamos com mais de 450 visitas todos os meses (das quais, mais de 300 sendo usuários únicos)
  • cada visitante gasta em média 1m50s no site, tempo de sobra para ler os artigos curtos que publicamos aqui
  • mais de 30% de nossos visitantes nos encontram diretamente no Google
  • desde o início do site, 885 usuários únicos acessaram o site
  • os 3 textos com mais visitas individuais foram:
    1. SAP anuncia SAP NetWeaver BW 7.3
    2. SAP e TOTVS, uma comparação numérica
    3. Super homem: o perfil do profissional de Business Intelligence (BI)
  • E depois que começamos a usar o AdSense (como explicamos no artigo: Off-topic: AdSense) conseguimos uma receita de USD 0.93 nem de perto suficiente para comprarmos nosso próprio domínio :-)
Em resumo: nós nos divertimos muito fazendo o BLOG e estamos animados para continuar fazendo. Por favor, continuem acessando e recomendando o BLOG e nos seguindo no Twitter: @BRIntelligence

Grande Abraço,

Como definir e calcular suas métricas - Parte 1

Antes que alguém reclame: eu simplesmente gosto de escrever os artigos em pequenas séries de 1 ou 2 artigos. Não, não tem a ver DIRETAMENTE com aumentar taxa de retorno de leitores ao site. Tem a ver com deixar um texto curto e focado no que ele se propõe. Tem também a ver com o tempo disponível para escrever e revisar os textos. Isso dito, vamos ao que interessa.

Aproveitando o clima de fim de ano, resolvi definir minhas metas de fim de ano para 2011 e enquanto fazia isso, percebi que eu podia ajudar os novatos (e refrescar a mente de alguns não tão novatos) sobre métricas. Como definir, como escolher e como medir as famigeradas métricas.

Mas o que são métricas? Bom, a MINHA definição de métrica é a seguinte: a medida quantificável de um indicador de resultado preferencialmente empírico (veja definição aqui). Traduzindo:

  • "a medida quantificável": a sua altura é uma medida quantificável. Assim como seu peso, a distância até o trabalho ou o peso do prato no PF da esquina. Já o QUANTO você ama sua esposa ou marido não pode ser MEDIDO numa escala razoavelmente aceita por todos;
  • "de um indicador de resultado": o objeto da medição que demanda tempo desde sua definição, passando por criação, cálculo e monitoração deve ter um FIM definido. Em resumo, saber que a Marília Gabriela namora pessoas em média 20 anos mais novas (apenas como um exemplo) simplesmente não tem nenhuma utilidade prática na minha vida. Saber a evolução do IPC (Índice de Preços ao Consumidor da FGV) impacta diretamente minha vida.
  • "preferencialmente empírico": ou seja, algo derivado de uma observação da realidade. Em resumo, apesar de ser útil conhecer o índice geral de satisfação do seu cliente ele é EXTREMAMENTE subjetivo e pode ser influenciado por uma série de fatores que estão completamente fora do seu controle. Apesar de necessário e inquestionável, sempre é bom ter critérios claros (simpatia do atendente, satisfação com o produto ou serviço adquirido, local de atendimento etc.) para respaldar minimamente a resposta do cliente e torná-lo mais palpável.
No próximo artigo, aproveitando o primeiro texto do ano, vou falar mais sobre o assunto. Até lá.

Grande abraço,

Páginas 1 - 2 - 3

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

off-topic: Feliz Natal

Amigos leitores,

Nós da Equipe Brasil Intelligence, desejamos de coração um ótimo Natal, repleto de paz, felicidade e muito amor.

Sério: parem de navegar na Internet e comam um peru :P

Grande abraço,

Planejamento SAP confusão, confusão e mais confusão - Parte 2

Como prometi na semana passada no artigo Planejamento SAP confusão, confusão e mais confusão - Parte 1 aqui está um guia rápido de quando escolher cada uma das ferramentas disponíveis no mercado SAP HOJE baseado na minha experiência. Fique a vontade para discordar nos comentários:

  • SAP BPS, Business Planning and Simulation. Como regra geral, não use essa ferramenta. Apesar de muito estável e bastante flexível, essa tecnologia não tem mais futuro e não será mais desenvolvida. Ou seja, não é uma boa opção quando pensamos em futuro APESAR de algumas empresas ainda usarem;
  • SAP IP, Integrates Planning. Se você precisa de uma solução integrada, estável, orientada a processo centralizado, integração de master data e retração, ou se você possui um número grande de usuários espalhados pelo mundo (como eu já tive um projeto com 2.500 usuários de planejamento espalhados por mais de 60 países), essa é a sua ferramenta. O problema aqui, como todo mundo sabe é a flexibilidade: toda mudança no processo de planejamento TEM que ser gerenciada e implementada pela equipe de TI.
    • SAP MAP, Merchandise Assortment Planning. Tudo que eu escrevi para o SAP IP ainda é válido e se torna indiscutível quando numa empresa de varejo (porque soma o grande volume de dados transacionais e dados mestres) além de funções específicas trazidas por esse add-on.
  • BO PC, Business Objects Planning and Consolidation. Ferramenta perfeita para quem não precisa de integração com o SAP BW, para quem usa outro DW que não seja da SAP, para quem não tem DW, para equipes de planejamento que sejam pequenas, com perfil técnico/analista e, preferencialmente, estejam em um lugar geográfico. Eu tenho que assumir: não tem nada que se adapte ao processo do cliente mais rápido e que crie menos dependências com a equipe de TI.
Espero ter ajudado ou pelo menos começado uma discussão.

Grande abraço,

Página 1 - 2

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Planejamento SAP confusão, confusão e mais confusão - Parte 1

É fato que quando um cliente pergunta qual a ferramenta de planejamento da SAP, a maioria dos consultores - mesmo os experientes - não ficam exatamente confortáveis em responder a pergunta. O motivo? Simples: existem PELO MENOS 3 ferramentas de planejamento da SAP no mercado neste momento.

Por esse motivo, resolvi montar um guia rápido para que você possa responder a essa pergunta sem traumas. Neste primeiro artigo, vou descrever quais são as ferramentas de planejamento e algumas de suas características e no próximo artigo, vou dar minha opinião de QUANDO usar O QUE: Espero que gostem e deixem comentários:

  • BPS, Business Planning and Simulation. Esse pode ser considerado a avó das ferramentas de planejamento da SAP. Brincadeira a parte essa ferramenta, já fora de manutenção, tem uma base instalada respeitável (mesmo em grandes clientes), mas basicamente está fora da concorrência em novos projetos apesar de ser entregue de graça ainda na versão 7.x do BW. Minha recomendação pessoal, esqueçam que isso existe :-)
  • SAP IP, SAP Integrated Planning. Essa ferramenta é um senhor já maduro, mas com plena força que, mesmo sendo competitivo, parrudo e indicado para alguns nichos, já da sinais da passagem do tempo e vê concorrentes mais novos e bem apresentados ganhando terreno. Na minha humilde opinião, o SAP IP é simplesmente a melhor ferramenta de planejamento já lançada pela SAP. É robusto, 110% integrado, permite configurações profissionais (utilizando-se de ABAP OO - orientado a objetos). O SAP IP não está apenas na lista de produtos em manutenção, mas ainda recebe melhorias. A promessa é que na versão 7.3 uma nova interface de desenvolvimento (completamente em ABAP) vai ser incorporada. O SAP IP também é recomendado para tratar grandes volumes de dados e em nichos de mercado específico, como varejo.
    • SAP MAP - Merchandise Assortment Planning. O nome é complicado, mas a coisa é bem simples. O MAP é o IP com roupa de batalha que inclui funções específicas para o planejamento da vertical varejista.
  • SAP BO PC, Business Objects Planning and Consolidation (antigamente conhecido como BPC, Business Planning and Consolidation). Essa é a ferramente da SAP com seus vinte e poucos anos. Potente e bonita, mas deixa a desejar em quesitos importantes como: integração com datawarehouse (mesmo que seja um BW), transporte entre ambientes (DEV, QA e PROD) além de romper com conceitos primordiais da SAP como a forma como o master data é alterado (no BO PC, dados mestres podem ser alterados diretamente na aplicação de planejamento sem nenhuma relação com a fonte de dados). Por outro lado a integração com MS-Excel é maravilhosa e o poder que fica na mão do usuário-chave é incomparável.
Grande abraço,

Págian 1 - 2

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A SAP surpreende: BO Explorer

Primeiro quero dizer que nem eu, nem ninguém da equipe do Brasil Intelligence está ganhando NADA da SAP: nem dinheiro, nem favores, nem nada. 

Isto dito, tenho que dizer: SAP BO Explorer é simplesmente incrível. Você ainda não conhece o SAP BO Explorer? Existem duas formas de conhecer:
  • a forma clássica e textual neste link. Não me entendam mal, o texto é bom e bem completo.
  • usando o SAP goexplorer.
Em resumo, esqueça a explicação textual. Acesse o site da SAP goexplorer, crie uma conta grátis por 21 dias, crie seu próprio dataset (basicamente uma planilha excel, com dados nas colunas e seus próprios dados), salve e saia brincando com a ferramenta. Sério, fácil assim.
SAP BO Explorer é uma ferramenta fantástica que promete acessar uma fonte de dados estruturada (seja ela um banco de dados, um universo ou mesmo uma planilha em Excel) e sem grandes configurações e sem modelagem permitir ao usuário final criar suas análises de forma bastante interativa. 

Eu gostei de ferramenta e recomendo a todos dar uma olhada.

Grande abraço,

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LIXO: KPIs, medidas e indicadores

Calma, calma. Eu não estou completamente louco. Não tenho a intenção de negar a importância de medidas, KPIs e indicadores, MAS de tempos em tempos é importante lembrar que mais importante que medir é saber o que e como medir.

Quando eu era adolescente, sempre íamos a um bar na Lapa em São Paulo comer pizza. Éramos 8 amigos e pedíamos 2 pizzas. Na média, cada um comia 2 fatias. O problema é que eu e um outro amigo geralmente comíamos de 3 a 4 pedaços cada um. Resultado: puxávamos a média de todo mundo pra cima.

A dica é simples, mas vale ser lembrada.

Grande abraço,

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TOP 5 Empresas de Business Intelligence

Quer saber quem são as TOP 5 empresas de consultoria no mundo? Segundo a IDC, em artigo publicado no site, as empresas são - em ordem:
  1. SAP
  2. SAS
  3. IBM
  4. Oracle
  5. MicroStrategy

O artigo foi comentado em português pela TI SINDE, artigo aqui.

Grande abraço,

Off-topic: AdSense

Eu sei que é normal, eu sei que é comum, eu sei que todo mundo faz, mas eu me senti no dever de explicar para os quase 300 leitores mensais o motivo do AdSense ter sido adicionado ao site.

Não, eu não sou vendido e nem ninguém da equipe se vendeu. Todo e qualquer artigo deste BLOG é e será independente, prefiro fechar as portas a vender nossas idéias. Por isso, aqui vai o primeiro compromisso do BR Intelligence desde seu nascimento: nunca seremos pagos para fazer revisão de produtos ou empresas.

Mas negar que temos um plano maior para o site seria inocência. O AdSense deveria escolher conteúdo apropriado para mostrar e como consequência gerar alguma receita que será revertida para a aquisição de um domínio próprio. E depois?

Bom, os demais planos ainda são embrionários, mas assim que forem tomando mais forma vocês saberão. Qualquer dúvida, postem seus comentários que responderemos.

Grande abraço,

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Microstrategy aposta em tecnologias móveis

Na semana passada publicamos aqui no BLOG o artigo Adorei esse gráfico, ele fica bom no meu smartphone? falando da expansão do mercado de smartphones e da importância do mercado e profissionais de BI se atentarem a essa realidade.

Qual não foi minha surpresa quando no dia 29 de novembro, vi que o TI INSIDE publicou o artigo Microstrategy aposta em mobilidade para atingir meta de crescer dez vezes falando exatamente da estratégia da MicroStrategy de investir em tecnologia móvel para crescer 10 vezes nos próximos 5 anos.

Para quem está curioso para saber COMO a MicroStrategy pretende fazer isso, vale a pena uma visita ao site http://www.microstrategy.com/mobile/ que permite o download da aplicação para iPhone/iPad e BlackBerry além de pequenos cursos gratítos.

Da minha parte, acho que esse ainda não é o produto que vai revolucionar o BI móvel. Na verdade, o produto parece bastante com seus concorrentes: SAP SBO Explorer (disponível para iPod) e ROMAMBI, mas é uma opção e uma aposta no caminho certo.

Grande abraço,