quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Super homem: o perfil do profissional de Business Intelligence (BI)

"Super homem" ou "Super ser humano" para ser politicamente correto nos dias atuais, isso define bem o que se espera de um profissional de Business Intelligence (BI). O texto a seguir é baseado em meu conhecimento no mercado de SAP-BI, mas eu acho que o mesmo pode ser estendido a todas as outras ferramentas e, se não, aceito críticas e sugestões nos comentários desse post. :-)


Os anúncios de vagas e os headhunters não deixam dúvida: o mercado de trabalho de SAP-BW está aquecido, as demandas são crescentes e as taxas estão cada vez melhores. Mas como aproveitar essa curva de bonança? Até quando ela vai durar? Como se aproveitar dela?

Sinceramente não tenho pretenções de adivinhar até quando essa maré de bonança continua, mas eu sei uma coisa: devemos estar preparados. E como se preparar? Olhando as vagas (que são dezenas por dia em listas de discussões como: Oportunidades SAP e SAP_BW (da qual também sou moderador). O perfil de profissional mais procurado é mais ou menos assim:

  • profissional com 5 ou mais anos de experiência em SAP-BI,
  • conhecer ABAP é um bom diferencial (e requerido em algumas vagas),
  • treinamento é indispensável (mas a certificação geralmente não aparece como pré-requisito),
  • inglês é sempre um bom diferencial,
  • e pessoa jurídica (PJ) ainda é a forma mais comum de contratação.
Outras características também ajudam como por exemplo: conhecimento específico na indústria onde se vai fazer o projeto, conhecimento de processos de negócio e conhecimento de SAP R/3 ou ECC.

Olhando assim, o perfil procurado não seria um problema, certo?

O problema do super homem veio com a aquisição de diversos produtos da SAP e a divisão entre BI e EPM dentro da própria SAP. Em resumo, além do perfil "base" do profissional de SAP BW, o profissional precisa conhecer outras ferramentas, tais como:
UFA! Se a sua resposta natural é: ninguém pode ser especialista em tudo isso, eu devo dizer que concordo plenamente. Existem poucas pessoas que são capazes de se tornar especialistas em todas as ferramentas - e quando digo especialistas, quero dizer alguém que conheça tecnicamente a ferramenta E saibam COMO atender uma necessidade de negócio com aquela ferramenta.

A pergunta ainda está no ar: o que fazer quando não se tem o perfil acima? Simples: sejamos pragmáticos e construamos o perfil base e depois desenvolvamos os demais conhecimentos com base em oportunidade e facilidades. Ser super homem é o objetivo, mas antes de comprar a capa e a cueca vermelha, é preciso saber andar muito bem sozinho.

Grande abraço,

2 comentários:

  1. Bom dia,

    busco alguns perfis relacionados a SAP BW e ainda não encontrei nenhum profissional com especialidade em BEX (Business Explorer).
    Esta qualificação esta inserida dentro de alguma outra ? tem alguma mudança de denominação ?

    Podem me ajudar ?
    Obrigada
    Eliana Mangucci

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana, tud bem?
    Em primeiro lugar, obrigado pela pergunta. Na verdade o BEx é parte do SAP BW e EM GERAL um profissional que seja especialista em SAP BW também domina o BEx.
    abraço

    ResponderExcluir