quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dashboard: visibilidade, resultados e dúvidas - Parte 1 de 2

Chega um momento na vida de toda empresa e, mesmo na vida de todo executivo, em que já é tempo de criar um Dashboard.

Modismos à parte, um Dashboard pode ser muito útil no suporte à tomada de decisões. Mas o que é um Dashboard? Pra que ele serve? Como implementá-lo? Como torná-lo usável? Como garantir consistência? Qual tecnologia utilizar? Quais KPIs considerar? São apenas algumas das muitas perguntas confrontadas pelo pessoal de TI de cada empresa.

Para ajudar a responder essas perguntas, estamos publicando uma série de 2 artigos sobre o assunto. No primeiro artigo, este, abordaremos as questões mais conceituais. Na segunda parte, teremos uma entrevista inédita com Rafael Marchete Quadrotti, Gerente de Informática da DIVICOM e principal responsável pelo projeto de Dashboard lá.

Há alguns anos, eu fui um dos apresentadores de um case de Dashboard no SAPFORUM, você pode conferir a apresentação aqui. Apesar dessa apresentação ter sido feita em 2008, Dashboard ainda é um assunto em voga e merece atenção de profissionais de BI e executivos de TI.

Caso você esteja buscando uma definição mais "formal" sobre Dashboard, eu recomendo a versão resumida da Wikipedia que apesar de curtinha, tem links para diversas outras fontes. Com a evolução do conceito, Dashboards tem sido usados em áreas diversas - incluindo motivação e auto-ajuda. Um exemplo pode ser visto nesse vídeo:



De acordo com minha experiência, um Dashboard é: um conjunto de indicadores apresentados com visualização otimizada (gráficos, tabelas resumidas, links para mais informações) sobre um determinado assunto.


A definição proposta acima não é acadêmica, mas eu a considero bastante completa:

  • um conjunto de indicadores --> porque um indicador sozinho não caracteriza um Dashboard;
  • com visualização otimizada --> porque um monte de tabelas juntas ou gráficos que ninguém entende não caracterizam um Dashboard;
  • sobre um determinado assunto --> é importante ter FOCO ao se construir as visualizações do Dashboard. Três fatores são limitantes:
    1. o espaço disponível na mídia de apresentação (a tela do computador, por exemplo)
    2. a quantidade de informação que uma pessoa pode assimilar (numa regra não científica, algo em torno de 7 indicadores no máximo)
    3. por último e mais importante, o bom senso. É importante não colocar informações inúteis no Dashboard apenas porque "alguém pode querer ver". Pior que não ter informações é ter informações confusas e desencontradas.
Na próxima semana, publicaremos o case da DIVICOM com o Rafael. Até lá.

Grande abraço,

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