quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Adorei esse gráfico, ele fica bom no meu smartphone?

Eu tenho certeza absoluta de que a maioria de vocês já ouviu uma pergunta semelhante. É cada vez mais comum que nossos clientes e usuários queiram ter acesso a relatórios, gráficos, métricas e indicadores também em seus smartphones

Já discutimos este tema aqui no Brasil Intelligence, mais detalhes aqui. Mas o assunto é cada vez mais pertinente. Segundo uma reportagem publicada no TIINSIDE (veja detalhes aqui) em 2015, 30% dos celulares corporativos serão smartphones. 

Assumindo-se este dado como verdadeiro, podemos ainda somar o número de pessoas que terão smartphones para uso particular e chegaremos a conclusão que será impossível evitar a criação de soluções de Business Intelligence que não sejam compatíveis com smartphones.

Numa primeira análise, muitos especialistas em Business Intelligence vão enumerar as várias ferramentas já existentes no mercado para a criação de soluções para smartphone (entre elas, a minha preferida ROAMBI vale a pena dar uma olhada no demo e baixar o aplicativo para testes).

No entanto, na minha humilde opinião, apesar das aplicações atuais serem capazes de gerar gráficos e relatórios bastante profissionais e bonitos, falta ainda o MOTIVO. Falta definir o que e quando apresentar a informação no smartphone. Em resumo, a tela ainda é pequena e as possibilidades limitadas, então há que se levar em consideração o que faz sentido mostrar num smartphone para evitar replicar todos os relatórios em várias plataformas.

Grande abraço,


Nenhum comentário:

Postar um comentário