Nos últimos dois posts que publicamos falamos sobre como definir métricas:
- Como definir e calcular suas métricas - Parte 1 - foi uma definição conceitual de o que são métricas,
- Como definir e calcular suas métricas - Parte 2 - foi uma descrição lúdica de quais métricas valem a pena medir e riscos de escolher a métrica errada
O que faltou? Bom, na minha opinião faltou um case real de como definir suas métricas e indicadores ligados aos objetivos organizacionais. Por esse motivo, fecho essa série de 3 artigos com um estudo de caso: definir os objetivos organizacionais do nosso site: Brasil Intelligence e os melhores indicadores para medir o seu desempenho.
Primeiro, o que mais importa: quais são os objetivos organizacionais do nosso blog para 2011? Como esperamos terminar o ano? Em primeiro lugar, estabelecermos o que gostaríamos, nossa missão:
"Queremos ser o blog independente referência em Business Intelligence no Brasil, com um conteúdo atual, acessível, sólido e coerente que favoreça discussões e troca de experiências e se transforme na plataforma na qual o futuro do BI nacional será definido."
Bom, depois da definição de nossa missão, vocês devem ter percebido duas coisas:
- O Brasil Intelligence ainda está longe do seu objetivo
- A equipe do blog é bastante ambiciosa
Como não podemos fazer milagre, o próximo passo é definir a curto prazo (durante 2011 no nosso caso) quais objetivos realistas podem ser estabelecidos para tornar nossa missão realidade a longo prazo. Abaixo nossas conclusões:
- Aumentar nossa base de leitores,
- Integrar esforços das diversas mídias sociais nas quais o blog atua hoje (Blog, LinkedIn, Twitter) para possibilitar e fomentar discussões trazidas pelos leitores,
- Registrar nosso domínio para fortalecer o comprometimento com o projeto e auxiliar a construção da nossa marca,
- Conseguir cobrir os custos do blog com o próprio blog (basicamente com registro de domínio e hospedagem).
Objetivos rascunhados, falta deixá-los mensuráveis:
- Base de leitores
- Aumentar o número de visitantes únicos/mês de 300 para 600 até dezembro de 2011,
- Aumentar o número de seguidores no twitter dos atuais 35 para 100 até dezembro de 2011 (o que aumenta a proporção em relação aos visitantes únicos do blog),
- Mídia social e colaboração até dezembro de 2011
- criar uma página no Facebook
- ligar a página do Facebook ao nosso blog
- ligar a página do LinkedIn ao nosso blog
- criar uma lista de discussão para nossa comunidade
- Registrar domínio e hospedagem até dezembro de 2011
- Aumentar a arrecadação com o Google Adds dos atuais 0.29 USD/mês para 2.45 USD/mês.
Tudo considerado, criei a visualização abaixo que pretendo atualizar todo último dia do mês e dividir com vocês:
Claro que contamos com a colaboração de todos vocês para nos ajudar a transformar nosso sonho em realidade.
Espero que tenham gostado, aguardamos sugestões e críticas.
Grande abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário