quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Como definir e calcular suas métricas - Parte 3 (Final)

Nos últimos dois posts que publicamos falamos sobre como definir métricas:

O que faltou? Bom, na minha opinião faltou um case real de como definir suas métricas e indicadores ligados aos objetivos organizacionais. Por esse motivo, fecho essa série de 3 artigos com um estudo de caso: definir os objetivos organizacionais do nosso site: Brasil Intelligence e os melhores indicadores para medir o seu desempenho.

Primeiro, o que mais importa: quais são os objetivos organizacionais do nosso blog para 2011? Como esperamos terminar o ano? Em primeiro lugar, estabelecermos o que gostaríamos, nossa missão:

"Queremos ser o blog independente referência em Business Intelligence no Brasil, com um conteúdo atual, acessível, sólido e coerente que favoreça discussões e troca de experiências e se transforme na plataforma na qual o futuro do BI nacional será definido."

Bom, depois da definição de nossa missão, vocês devem ter percebido duas coisas:
  1. O Brasil Intelligence ainda está longe do seu objetivo
  2. A equipe do blog é bastante ambiciosa
Como não podemos fazer milagre, o próximo passo é definir a curto prazo (durante 2011 no nosso caso) quais objetivos realistas podem ser estabelecidos para tornar nossa missão realidade a longo prazo. Abaixo nossas conclusões:
  1. Aumentar nossa base de leitores,
  2. Integrar esforços das diversas mídias sociais nas quais o blog atua hoje (Blog, LinkedIn, Twitter) para possibilitar e fomentar discussões trazidas pelos leitores,
  3. Registrar nosso domínio para fortalecer o comprometimento com o projeto e auxiliar a construção da nossa marca,
  4. Conseguir cobrir os custos do blog com o próprio blog (basicamente com registro de domínio e hospedagem).
Objetivos rascunhados, falta deixá-los mensuráveis:
  1. Base de leitores
    1. Aumentar o número de visitantes únicos/mês de 300 para 600 até dezembro de 2011,
    2. Aumentar o número de seguidores no twitter dos atuais 35 para 100 até dezembro de 2011 (o que aumenta a proporção em relação aos visitantes únicos do blog),
  2. Mídia social e colaboração até dezembro de 2011
    1. criar uma página no Facebook
    2. ligar a página do Facebook ao nosso blog
    3. ligar a página do LinkedIn ao nosso blog
    4. criar uma lista de discussão para nossa comunidade
  3. Registrar domínio e hospedagem até dezembro de 2011
  4. Aumentar a arrecadação com o Google Adds dos atuais 0.29 USD/mês para 2.45 USD/mês.

Olhando os objetivos mensuráveis acima, chegamos a uma próxima conclusão: nem todos os nossos objetivos podem ser colocados em lindos gráficos. Parece um pouco decepcionante, mas reflete bem a realidade do mundo cooporativo. Na prática, quando temos objetivos para o ano do tipo: abrir uma nova filial, montar uma força de vendas para o produto X etc., nos deparamos com situações nas quais nossas ferramentas de BI podem nos ajudar, mas de forma limitada.

Tudo considerado, criei a visualização abaixo que pretendo atualizar todo último dia do mês e dividir com vocês:


Claro que contamos com a colaboração de todos vocês para nos ajudar a transformar nosso sonho em realidade.

Espero que tenham gostado, aguardamos sugestões e críticas.

Grande abraço,

Páginas 1 - 2 - 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário