quarta-feira, 18 de agosto de 2010

É possível fazer BI com MS-Excel?

Amarrado a meus contratos eu não posso revelar nomes de empresas. O fato é que eu conheço algumas empresas multinacionais, gigantes e mesmo líderes em seus segmentos que utilizam MS-Excel em mais de uma área (Finanças, Marketing e etc.) para apurar e analisar boa parte dos relatórios e índices que qualquer profissional de TI diria serem típicos de BI.

Essas análises se espalham por diversos assuntos: rentabilidade, análise de gastos, planejamento financeiro, planejamento de projetos, vendas, análise de crédito, contas a pagar, contas a receber e a lista continua.

A pergunta portanto é pertinente: essas empresas estão fazendo BI? E caso estejam, porque investir em projetos multimilionários para usar ferramentas mais tipicamente conhecidas como de BI, como por examplo: COGNOS, Microstrategy, SAP Business Objects e BW, Qlikview, dentre outras.

Fazendo um pouco de pesquisas, encontrei um vídeo antigo (de 2006) bem interessante do Mike Arcuri, Group Program Manager mostrando algumas funcionalidades de Office 2007 que ele considera ótimas para endereçar problemas e perguntas clássicas de BI. Ou seja, algumas pessoas, mais do que aceitar a utilização de Excel como ferramente de BI, veem como uma vantagem as facilidades e familiaridades que acompanham o Excel. Veja o vídeo aqui.

Voltando à nossa pergunta: podemos fazer BI com MS-Office/Excel? Baseado na minha experiência sim. As empresas usando MS-Excel como ferramenta de BI estão de fato, fazendo BI quando utilizando técnicas e conceitos do mesmo.
 
 Acho que o grande ponto que merece e deve ser discutido é a segunda pergunta: por que outras empresas e especialistas continuam indicando a utilização de ferramentas "próprias" de BI? A resposta aqui é bem clássica: de forma resumida e simplificada, se a necessidade pedir uma solução parruda, escalável, com baixa tolerância a falha, estável e com alto desempenho, MS-Office não é a ferramenta ideal. As ferramentas próprias de BI no mercado fornecem tudo isso: escalabilidade, falha próxima a zero, estabilidade e alto desempenho. A grande lição que eu tiro disso tudo é que:
  1. é possível fazer BI sem ferramentas adequadas
  2. é possível não fazer BI com ferramentas adequadas (quando utilizamos as ferramentas de BI apenas para relatórios simples e listagens)
Grande abraço,

6 comentários:

  1. Gostei muito do post achei de grande visão de onde realmente acaba muitos analises de BI realmente acaba no Excel no entanto acho essencial uma ferramenta de BI .

    Valeu pelo post ...

    Att.
    Luciana Sampaio

    Sucesso Eduardo sempre ...

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    Muito obrigado por compartilhar sua opinião e pelos elogios.
    Grande abraço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, foi muito interessante ler o seu artigo. Venho trabalhando já a algum tempo com tabelas e gráficos dinâmicos no Excel, os quais vêm atendendo muito bem às demandas da alta Direção da empresa onde trabalho. Permitindo, inclusive, diagnosticar as áreas problemáticas da empresa, bem como saber se as medidas adotas para melhoras os indicadores dessas áreas estão surtindo efeito, o que tem feito melhoras sensivelmente os números da empresa como um todo. Pela experiência que venho tendo e lendo artigos como seu, chego à conclusão que mais importante que a ferramenta de front end adotada é a habilidade do consultor de BI em entender bem o negócio que está sendo modelado e montar uma estrutura de dados que consiga responder bem às perguntas que podem ser feitas sobre este negócio, no sentido de pontecializar a utilidade da informação a ser repassada ao usuário final, que normalmente está em busca de informações menos operacionais e mais estratégicas.

    Geovanni Barros

    ResponderExcluir
  4. Geovanni,

    Muito obrigado pelo comentário e por compartilhar seu ponto de vista. Concordo com você em genero, número e grau: sem o fator humanos, ferramentas, têcnicas e conceitos são de pouca ou nenhuma utilidade. Lembrando tambem que na outra ponta tambêm não existe mágica, alguém precisa INTERPRETAR as tendências, gráficos e relatórios gerados.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. Podem ver um exemplo que eu fiz aqui:
    http://pedrocgd.blogspot.com/2011/06/bi-book-excel-as-bi-front-end-tool.html
    Obrigado e um abraço,
    Pedro MVP

    ResponderExcluir
  6. Oi Pedro, muito legal esse exemplo, vale mesmo a pena conferir.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir