segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sistemas de (suporte a) decisão

O suporte a decisão é mais que uma característica, mas também um objetivo de muitas soluções de BI. Mesmo que formalmente os Sistemas de Suporte a Decisão (SSD) ou Decision Support Systems (DSS) em inglês pertençam a uma classe específica, seus conceitos e algumas ferramentas são usados largamente dentro do mundo BI.

Na prática, no entanto, muitas pessoas esquecem de ler as palavras "SUPORTE A" e acabam assumindo que as soluções criadas e implementadas são sistemas de decisão e esperam que decisões sejam geradas automaticamente pelo sistema.

Está claro que, respeitando-se certas limitações, os sistemas computacionais podem tomar certas "decisões" simples, como por exemplo:

  • gerar uma requisição de compras ou mesmo um pedido de compras quando o material X chegar a um nível Y no estoque;
  • tentar reiniciar um serviço que tenha "caido" em um servidor;
  • bloquear transações bancárias caso o padrão de consumo tenha sido drasticamente quebrado, entre outras.
É necessário atentar para o fato de que todas as decisões tomadas pelos sistemas computacionais devem ser previsíveis, ou seja, não se pode esperar criatividade ou mesmo aprendizado com erros passados. Essa afirmação está em imediata contradição com diversos requerimentos analisados por mim.

Na minha opinião: o problema de pedir ao sistema que o mesmo decida no lugar de um ser humano está na previsilibidade da resposta. Num mundo competitivo como o nosso tomar sempre a decisão previsível nunca vai gerar diferencial competitivo.

O poder dos sistemas de suporte a decisão está em:
  1. automatizar decisões rotineiras e, principalmente,
  2. proporcionar ferramentas de análise de grandes volumes de dados e projeção de cenários futuros para a tomada de decisão por um ser humano.
Grande abraço,

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