Na prática, no entanto, muitas pessoas esquecem de ler as palavras "SUPORTE A" e acabam assumindo que as soluções criadas e implementadas são sistemas de decisão e esperam que decisões sejam geradas automaticamente pelo sistema.
Está claro que, respeitando-se certas limitações, os sistemas computacionais podem tomar certas "decisões" simples, como por exemplo:
- gerar uma requisição de compras ou mesmo um pedido de compras quando o material X chegar a um nível Y no estoque;
- tentar reiniciar um serviço que tenha "caido" em um servidor;
- bloquear transações bancárias caso o padrão de consumo tenha sido drasticamente quebrado, entre outras.
Na minha opinião: o problema de pedir ao sistema que o mesmo decida no lugar de um ser humano está na previsilibidade da resposta. Num mundo competitivo como o nosso tomar sempre a decisão previsível nunca vai gerar diferencial competitivo.
O poder dos sistemas de suporte a decisão está em:
- automatizar decisões rotineiras e, principalmente,
- proporcionar ferramentas de análise de grandes volumes de dados e projeção de cenários futuros para a tomada de decisão por um ser humano.
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