quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BI de bolso

Read this post in English HERE




Todo mundo gosta do que é novo e sofisticado. Nessa era da informação todos a obtêm em um clique, mais rápido do que poderiam sequer imaginar há alguns anos, mas como assimilar toda essa informação? Estamos vendo uma nova geração de pessoas que podem realmente consumi-la mais rápido que nós, simplesmente porque é normal para elas como era normal para nós ler um jornal antigamente.

O que acontece é que estamos entre a velha e a nova geração. Como no artigo Informação na ponta dos dedos publicado aqui, nunca foi tão fácil obter todos os dashboards e análises estratégicas consolidados a partir de uma quantidade enorme de informação não apenas local, mas também globalmente centralizada em um único dispositivo, como seu celular ou tablet, que pode mostrar o que você precisa saber para tomar sua decisão. As lojas de departamentos sabem como essa informação em tempo real é importante para atingirem seu alvo a tempo, no entanto, isso é realmente para todos?

Embora da perspectiva de TI, pensando que todos têm a mesma opinião, o negócio está sendo cada vez mais inundado com informações que muitas vezes não estão preparados ou convencidos de que necessitam de verdade. Suas agendas apertadas e o pouco tempo entre reuniões e acordos são outro obstáculo para contemplar essa nova saída.

Eu já vi como bons desenvolvimentos móveis podem ajudar bastante o trabalho operacional, simplesmente, por reduzir a quantidade de informação e transformá-la em gráficos legíveis que representam o que se precisa saber para tomar a decisão a tempo. Além disso, é uma ótima interface para suportar decisões em níveis mais altos que são mais complexos e necessitam mais tempo, análise, plano e simulações.

Qual sua opinião sobre isso? A aceitação de BI em dispositivos móveis é usada com frequência na sua empresa por gerentes e operações? Por favor, deixe seus comentários.

_______
Gabriel Ozaki - Consultor SAP há 8 anos, já atuou em diversas áreas de conhecimento para ERP e Business Intelligence incluindo coordenação, arquiteto de soluções e treinamento. Focado em novas tendências e tecnologias, está sempre antenado às inovações do mercado. Perfil no Linkedin: http://ch.linkedin.com/in/gabas

Nenhum comentário:

Postar um comentário