Mais boas noticias. No intuito de fortalecer ainda mais a equipe para o relançamento do blog, anunciamos hoje oficialmente que o Gabriel Ozaki (mais detalhes: aqui) fará parte do time.
Além dos artigos o Gabriel também vai nos ajudar a melhorar nossa identidade visual, que no momento está longe de ser adequada.
Abraço,
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Mais novidades: reforços
Dando continuidade as atividades de volta à ativa, é com grande
prazer que anunciamos mais um membro a equipe do Brasil Intelligence: Igor Jakuboski fará parte de nossa equipe de colunistas.
O Igor é meu
colega de trabalho e amigo, gente boa e extremamente competente. Sem sombra de
dúvidas, será um grande contribuinte!
Dentro em breve
anunciaremos mais novidades e a data oficial da volta do BLOG a ativa!
Abraço
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Estamos de volta
Caros leitores, bom dia
Depois de quase um ano nos adaptando a nova realidade em que estamos inseridos, é com imenso prazer que comunico que voltaremos a ativa em breve.
A periodicidade dos posts deverá ser semanal como antes, mas isso será avaliado no decorrer do próximo mês.
No dia 25 de outubro, o primeiro post desse novo período será publicado!
Abraço
Depois de quase um ano nos adaptando a nova realidade em que estamos inseridos, é com imenso prazer que comunico que voltaremos a ativa em breve.
A periodicidade dos posts deverá ser semanal como antes, mas isso será avaliado no decorrer do próximo mês.
No dia 25 de outubro, o primeiro post desse novo período será publicado!
Abraço
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Àqueles que vinham acompanhando o BLOG devem ter percebido que desde Setembro eu não publico nenhum texto novo. Acho que é hora de me explicar.
Desde setembro deste ano aceitei uma oportunidade profissional muito interessante. Exercendo essa oportunidade tenho acesso a informações privilegiadas de uma das grandes empresas de BI do mercado e por esse motivo não tenho conseguido postar.
Durante este mês vou estudar minhas possibilidades e no começo do próximo ano aviso se continuo ou não com o projeto do Brasil Intelligence.
Grande abraço,
Desde setembro deste ano aceitei uma oportunidade profissional muito interessante. Exercendo essa oportunidade tenho acesso a informações privilegiadas de uma das grandes empresas de BI do mercado e por esse motivo não tenho conseguido postar.
Durante este mês vou estudar minhas possibilidades e no começo do próximo ano aviso se continuo ou não com o projeto do Brasil Intelligence.
Grande abraço,
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
A resposta para a vida o universo e tudo mais
Lendo o artigo de Ron Ashkenas (segundo a HBR: "Ron Ashkenas is a managing partner of Schaffer Consulting and a co-author of The GE Work-Out and The Boundaryless Organization. His latest book is Simply Effective") publicado na Harward Business Review: The Art of Asking Questions (A arte de fazer perguntas, em tradução livre) eu lembrei do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias.
No livro - que virou filme de mesmo nome - um super computador é construído para calcular a resposta "para a vida o universo e tudo mais", a resposta encontrada depois de anos de cálculo é 42 (como curiosidade, digite no Google: a resposta para a vida o universo e tudo mais). Os personagens, irritados se perguntam: como assim 42? 42 o quê?
Na minha opinião é EXATAMENTE assim que algumas soluções de BI são construídas, sob a diretriz de entregar a resposta para:
- todas as perguntas de negócio ou
- aumentar a lucratividade ou
- reduzir custos ou
- gerar relatórios
Na prática o que acontece é que sem uma PERGUNTA e ser respondida, todas as respostas são válidas, incluindo 42!
Grande abraço,
Edu
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quinta-feira, 25 de agosto de 2011
BI, comunicação e conscientização
Eu já falei sobre esse assunto aqui, sobre minha crença de que BI pode e deve ser usado como ferramenta de comunicação. Eu falei sobre isso no artigo: Business Intelligence como canal de comunicação.
E o que eu tenho para falar de novidade sobre o assunto? Bom, acontece que eu fui apresentado a um ótimo exemplo. Não necessariamente de BI como ferramenta de comunicação, mas de informação complexa, consolidada e bem apresentada (lembra alguma coisa?) como instrumento de comunicação.
O exemplo é de Al Gore, Ex-Vice-Presidente Americano no documentário Uma Verdade Inconveniente (An inconvenient truth - no original em inglês) de 2006. O vídeo pode ser visto, com legendas em português aqui:
- Relevância - a mensagem e o assunto discutido de Gore têm impacto na vida de cada um de nós, e ele toma cuidado de deixar isso BEM claro e também de rebater os "mitos" que pregam que o aquecimento global não é um assunto importante.
- Conteúdo - os dados apresentados por Gore não são apenas extensos (uma medição de 650 milhões de anos não é comum) são também confiáveis, uma vez que foram fornecidos pelos melhores cientistas do mundo e pelos órgãos melhores qualificados para fornecer a informação.
- Apelo visual - todos os gráficos e números apresentados foram cuidadosamente trabalhados e a visualização re-inforça a mensagem dos números. O ponto máximo para mim, é quando o gráfico "explode" para fora da área de projeção e Gore acompanha o mesmo com uma grua, FANTÁSTICO!
Outro ponto fundamental para o sucesso da comunicação das informações foi a simplicidade com que os dados foram apresentados. Olhando o gráfico que relaciona CO2 e temperatura no planeta é impossível, mesmo para um aluno primário, não ver uma relação.
Fica aí o exemplo de apresentação, coerência e comunicação. Fica a nossa contribuição para espalhar essa mensagem de vida e fica a dica cultural para assistir a esse documentário que já é um clássico.
Grande abraço,
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quinta-feira, 18 de agosto de 2011
A necessidade de prever o futuro
Quem não se pegou imaginando como será o futuro? Quem nunca pensou em duas ou mais alternativas para o futuro? Quer ver alguns exemplos:
- Devo aceitar uma nova proposta de emprego ou esperar na empresa onde trabalho por mais alguns anos?
- E SE eu comprar um carro novo, qual o impacto no meu valor de seguro?
- Assumindo que o dólar continue se desvalorizando, qual o melhor ponto no tempo (t) para comprar meu próximo laptop importado?
No mundo coorporativo, os exemplos são similares:
- o que acontece com o mercado de jornais impressos se a internet continuar a se massificar no ritmo atual?
- dada a corrente tendência da taxa SELIC (taxa básica de juros), qual será o melhor momento para contratar um empréstimo?
- se eu abrir uma nova divisão de negócios mantendo-se as proporções da minha organização hierárquica atual, quantos funcionários precisarei contratar?
E por aí, vai. Exemplos na verdade não faltam. Quando falamos de sistemas de BI, tão logo as empresas tenham maturidade para monitorar HOJE e comparar o HOJE com o ONTEM, a próxima pergunta é: como será o amanhã?
De cara eu tenho que dizer que com as técnicas e ferramentas disponíveis hoje é impossível responder essa pergunta, mas é sim possível cenários futuros com base em parâmetros pré-definidos. Me explico:
Dado um cenário: a criação de uma nova divisão de negócios dentro de uma organização existente e estável.
Propõe-se parâmetros: a mesma lógica será aplicada do ponto de vista de organização hierárquica e cargos e salários.
Faz-se uma ou mais perguntas: 1) quantos funcionários vou precisar nessa nova divisão? 2) quanto isso irá custar?
Mas em geral isso não é suficiente. O tomador de decisão precisa entender o cenário como um todo, ou seja: qual o ganho esperado para essa nova divisão? Sabendo qual seria o potencial lucro (baseado nos custos projetados - que incluem mas não se restringem aos funcionários - e a projeção de ganhos) poderia também se pergutar "e se" (what if) eu não criar essa nova divisão? Qual seria meu lucro projetado?
A resposta pode ser surpreendente, talvez não valha a pena perseguir aquela oportunidade... mas a que se lembrar: o futuro pode ser projetado, mas nunca predito.
Grande abraço
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