quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MicroStrategy: Bom, Bonito e Barato?

Eu sei, eu sei: não existe solução de IT perfeita, certo? Também sei que nossos clientes têm que entender que cada novo componente ou requerimento tem um impacto direto nos recursos do projeto, sejam eles financeiros, esforço ou qualidade. Já discutimos esse assunto aqui mesmo no BLOG no artigo Eu só quero um relatório simples que....

A pergunta é objetiva: como argumentar com um cliente ou usuário que lhe responde ao velho paradigma de qualquer projeto (o impacto do escopo em custo, tempo e qualidade) com uma afirmação como essa: A MicroStrategy - empresa consolidada no mercado - oferece uma solução de reporting que além de ser eficiente e bonita, também é GRATUITA.

(...)

Eu fiz o que qualquer pessoa no meu lugar faria: duvidei. E depois de alguns segundos de incredulidade eu fui ao site da MicroStrategy para conferir e descobri que em grande parte, meu cliente estava certo. Claro que a gigante MicroStrategy não disponibiliza TUDO de graça, mas a parte disponibilizada é respeitável. Abaixo a arquitetura da solução:

No desenho acima, tudo o que você vê em verde faz parte do pacote gratuito. A empresa joga aberto e coloca em seu site: tudo o que faz parte e o que não faz parte do pacote, incluindo os valores de possíveis upgrades, vale a pena conferir: aqui.

Se você quer ter um gostinho do que esse suite gratuito pode fazer por você, tem um vídeo bem legal (em inglês) que mostra algumas possibilidades:



Se você ainda não está satisfeito, baixe a versão de testes - também gratuita - e veja por você mesmo. Aliás, depois de testar, deixe seus comentários para que possamos conhecer sua opinião.

Pessoalmente eu não conhecia essa ferramenta e essa possibilidade, vou fazer alguns testes e depois posto aqui minha experiência.

Importante lembrar: esse post não é patrocinado nem pela MicroStrategy e nem por ninguém, então se eu não gostar do resultado dos meus testes, vocês saberão :-)

Grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário