quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Senior BI: mais detalhes

Como prometemos em nosso artigo Mais uma ferramenta de BI no mercado: Senior BI, fomos atrás de mais informações sobre essa nova ferramenta de mercado. Temos que dizer que a equipe da Senior foi muito gentil em nos atender. Nos convidou para a palestra on-line, respondeu nossas perguntas, mandou endereços WEB com mais informações etc. Desde já, muito obrigado a todos que colaboraram direta ou indiretamente para este artigo.
Abaixo, a pequena entrevista que fizemos por e-mail. Espero que gostem:

[Brasil Intelligence] Em que tecnologia a ferramenta de BI da Senior Sistemas foi construída?
[Senior] O produto é composto por dois módulos, um para Administração (Senior BI Admin) que usa tecnologia Delphi e outro para Apresentação (Senior BI Analysis) que usa tecnologia Java.

[Brasil Intelligence] Qual a arquitetura da ferramenta de BI?
[Senior] Arquitetura de BI de primeira geração, onde temos momentos distintos para realizar a carga para dentro do Data Warehouse e em seguida isto fica disponível para as consultas na forma de visões gerenciais e gráficos. Os indicadores de performance (relógios) tanto podem usar dados do Data Warehouse, quanto acessar diretamente uma base de dados do sistema.

[Brasil Intelligence] Existem conectores disponíveis para os principais bancos de dados (Oracle, MS-SQL, etc.)?
[Senior] Sim, são homologados para Oracle e para o MS-SQL Server de forma nativa.

[Brasil Intelligence] Vocês podem nos enviar uma tela de exemplo da apresentação da ferramenta?
[Senior] Abaixo tela de um dashboard com gráfico, visão gerencial e indicadores de performance.


[Brasil Intelligence] Vocês podem nos enviar uma tela da interface de desenvolvimento?[Senior] Abaixo tela de Cadastro de Indicador de Performance.

[Brasil Intelligence] Existe algum tipo de integração ou facilitador para coletar dados dos principais ERPs de mercado (SAP, Oracle, TOTVS, JD Edwards)?[Senior] Usamos recursos de importação de dados via arquivo texto, no qual temos vários layouts disponíveis para otimizar esta coleta. A ferramenta possui facilidades para criação de layouts adicionais conforme necessidade do usuário.
[Brasil Intelligence] Existem aceleradores para implantação? Em caso positivo, para quais segmentos de indústria?[Senior] O produto é disponibilizado com cerca de 20 assuntos modelados contemplando em media 80 visões gerenciais, abrangendo vários processos de ERP, RH e Acesso. Após a carga inicial, estas 80 visões já podem ser utilizadas.
[Brasil Intelligence] Existe algum demo que os profissionais e empresas interessadas possam acessar?[Senior] É necessário entrar em contato pelo link http://www.senior.com.br/fale-conosco/ e preencher o formulário disponível.

Conclusão: bom, eu sei que vocês adorariam que eu dissesse: usem Senior BI, porque é maravilhoso ou então não usem, porque X, Y e Z. O fato é que a vida é mais complexa que isso. Por tudo o que vimos da ferramenta ela parece ser uma opção interessante, principalmente para empresas pequenas e médias e deve estar na lista de candidatos a solução coorporativa. Claro que, em ambientes que já são dominados por um certo fornecedor (no caso de algumas empresas gigantes pesadamente amarradas com soluções SAP), é muito mais fácil e eficiente usar soluções nativas como BW, BO etc.

Concorda? Discorda? Deixe um comentário.

Grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário