quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Eu só quero um relatório simples que...

"Eu só quero um relatório simples que..." assim começam 96% das solicitações de BI de qualquer empresa no mercado. Um parêntese no assunto: se você quer citar minha estatística saiba que neste caso (o dos 96% das demandas) eu simplesmente traduzi minha impressão em números, ou seja, esse número não tem valor estatístico.

Voltando ao assunto: por que usuários finais e profissionais de BI têm visões tão diferentes sobre um mesmo assunto? Por que, o que para o usuário final é um simples relatório, para o profissional de BI é um projeto?

Claro que existe a diferença mais óbivia: o usuário final vê uma simples tela, com números para análise. Nada mais. O profissional de BI sabe que tem que analisar o sistema fonte, entender as regras de negócio, definir as regras de transformação, criar o ETL, definir ou adaptar os cubos e só depois criar o "simples relatório".

Nesse ponto existem duas linhas de argumentação:

  1. aqueles que defendem que o usuário final deve ser catequizado e compreender a complexidade de sua solicitação;
  2. aqueles que advogam que o usuário final deve ser poupado das consequências de suas solicitações.

Eu acredito que o caminho a ser tomado é o do meio:

  • se ao tentar comprar um vinho HOJE, um PRODUTOR tentasse me explicar o processo de fabricação, implicações, custos etc. eu simplesmente desistiria da compra;
  • ao mesmo tempo, se ao tentar comprar um vinho o VENDEDOR me mostrasse opções e dentre as que eu mais gosto ele me explicasse que o custo daquela garrafa é superior porque é um vinho raro, de sabor excepcional, qualidades únicas e demais adjetivos que me fizessem ENXERGAR valor no dito vinho, o vendedor teria conseguido uma venda.
O que eu defendo é que o usuário final não pode e não deve ser penalizado pelas consequências de sua solicitação, mas deve ser levado a compreender que as características que ele ou ela valorizam, tem sim impactos em recursos e que concordando em disponibilizar tais recursos, o produto será entregue a contento.

Grande abraço,

2 comentários:

  1. Caro Eduardo, adorei seu post, tenho um blog de BI também especializado na área, gostaria de ter uma parceria com você divulgando seu blog no meu blog e vice-versa, um abraço e visite-me.

    www.bicomvatapa.blogspot.com
    Grimaldo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, parabéns pelo blog.
    Gostei muito de tudo que li.

    ResponderExcluir