Um projeto de BI bem feito (independente da plataforma tecnológica) pode resolver vários problemas:
- melhorar o planejamento financeiro (com ferramentas de planejamento e projeções financeiras)
- encontrar padrões de consumo (com técnicas de mineração de dados, minning)
- monitorar a execução da operação:
- dias de estoque
- números de stockout (impossibilidade de venda por falta de estoque) por período
- giro de capital
- fluxo de caixa
- vendas por região ou categoria de produtos
- e a lista segue abundante
- no conceito mais amplo no chamado EPM (Enterprise Performance Management), as aplicações podem se ampliar para:
Esses são apenas alguns exemplos, a lista não teria fim. Com tantas aplicações possíveis, a pergunta se torna ainda mais pertinente: qual problema podemos resolver?
Eu sou da opinião de que a pergunta está errada. A única resposta possível seria: diga-me seu problema e, TALVEZ, a solução para ele esteja em alguma ferramenta ou conceito de BI. Exemplos:
Meus clientes tem um nível de inadimplência muito alto. Ótimo exemplo para a utilização na:
- medida do problema (percentual de clientes mal pagadores, total de endividamento, tamanho das contas a receber, tempo médio de recebimento etc.),
- suporte para a definição dos novos objetivos (targets) com base na análise objetiva dos indicadores ANTES da implementação das mudanças,
- definição de regras e KPIs que permitam ao vendedor consultar - no momento da venda - a capacidade de pagamento do cliente, seu nível total de endividamento, saldo de crédito etc.,
- monitoração dos indicadores chave de desempenho (KPIs).
No exemplo acima está CLARO que o simples fato de se implementar um relatório novo NÃO RESOLVE o problema per si. O que resolve o problema é abordá-lo de forma objetiva, com experiência e ferramentas disponíveis.
Grande abraço,
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