quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O grande problema de BI no Brasil

Nos últimos tempos tenho pensado muito em como mostrar para meus clientes o VALOR agregado que BI pode trazer para suas empresas. Cheguei a vários raciocínios e métricas: retorno sobre investimento (ROI na sigla em inglês), payback, custo total de propriedade (TCO) etc., mas na prática é bem complicado responder a pergunta mais simples do cliente e do responsável pelo orçamento: "qual o problema que esse projeto de BI efetivamente elimina?".

Um projeto de BI bem feito (independente da plataforma tecnológica) pode resolver vários problemas:

  1. melhorar o planejamento financeiro (com ferramentas de planejamento e projeções financeiras)
  2. encontrar padrões de consumo (com técnicas de mineração de dados, minning)
  3. monitorar a execução da operação:
    • dias de estoque
    • números de stockout (impossibilidade de venda por falta de estoque) por período
    • giro de capital
    • fluxo de caixa
    • vendas por região ou categoria de produtos
    • e a lista segue abundante
  4. no conceito mais amplo no chamado EPM (Enterprise Performance Management), as aplicações podem se ampliar para:
Esses são apenas alguns exemplos, a lista não teria fim. Com tantas aplicações possíveis, a pergunta se torna ainda mais pertinente: qual problema podemos resolver?

Eu sou da opinião de que a pergunta está errada. A única resposta possível seria: diga-me seu problema e, TALVEZ, a solução para ele esteja em alguma ferramenta ou conceito de BI. Exemplos:

Meus clientes tem um nível de inadimplência muito alto. Ótimo exemplo para a utilização na: 
  • medida do problema (percentual de clientes mal pagadores, total de endividamento, tamanho das contas a receber, tempo médio de recebimento etc.),
  • suporte para a definição dos novos objetivos (targets) com base na análise objetiva dos indicadores ANTES da implementação das mudanças,
  • definição de regras e KPIs que permitam ao vendedor consultar - no momento da venda - a capacidade de pagamento do cliente, seu nível total de endividamento, saldo de crédito etc.,
  • monitoração dos indicadores chave de desempenho (KPIs).
No exemplo acima está CLARO que o simples fato de se implementar um relatório novo NÃO RESOLVE o problema per si. O que resolve o problema é abordá-lo de forma objetiva, com experiência e ferramentas disponíveis.

Grande abraço,

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