quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Business Intelligence for dummies ou para iniciantes

Abrimos espaço para publicar um artigo que nos foi enviado por um de nossos leitores Caio Barcala. Resolvi publicar abaixo a introdução ao artigo bastante detalhado e deixar aqui um link para o trabalho completo.

Grande abraço




É comum ouvir sobre BI nos dias de hoje, mas muitas pessoas não sabem o que de fato é essa nova tecnologia existente no mercado.
A tradução de Business Intelligence para o português é Inteligência do Negócio, mas isso não é o suficiente para entendermos qual é o significado real dessa expressão.
Business Intelligence é uma tecnologia que permite as empresas transformarem todos os dados guardados em seus sistemas em informação significativa, com isso os gerentes e diretores conseguem analisar toda a base de dados e descobrir informações importantes que ajudam na hora de tomar as decisões.
O interesse pelo BI vem aumentando cada vez mais, pois com sua utilização, as empresas conseguem fazer uma série de relatórios, análises e projeções que poderão auxiliar os gestores na hora de tomar uma decisão estratégica.
As implementações de BI garantem retorno sobre o investimento e são consideradas essenciais para o sucesso de uma empresa no mercado de hoje em dia, pois com a utilização dessa tecnologia as empresas podem atingir uma maior eficiência operacional e, consequentemente, a satisfação dos clientes, se tornando dessa forma uma empresa mais competitiva.
O termo Business Intelligence, é muito novo no mercado, mas estudos informam que os softwares de BI vão se tornar soluções na gestão de desempenho corporativo, combinando ferramentas de planejamento, orçamento, geração de relatórios e benchmark.
O BI nunca acaba, está sempre evoluindo de acordo com os interesses da empresa e caminhando em direção dos objetivos e das metas que forem estabelecidas.
O emprego dessa nova tecnologia pode trazer vários benefícios como, compreender as tendências dos negócios, melhorando a consistência no momento da decisão de estratégias e ações a serem tomadas, maior facilidade na hora de identificar um risco, estar constantemente provendo dados estratégicos atualizados provenientes de uma única fonte, entre outros.
Essa pesquisa tem por objetivo principal, analisar os motivos favoráveis que levam as empresas a utilizarem um sistema de Business Intelligence nos dias de hoje, fornecendo conhecimentos básicos sobre BI, informando a sua importância no mercado, visando seu planejamento e implementação nas organizações, informando qual a necessidade de um sistema de BI dentro de uma empresa e como ele poderá ajudar no aumento dos lucros, que é o grande foco de qualquer empresa. Tal pesquisa é muito relevante, pois informará as pessoas quais são as verdadeiras vantagens de se utilizar um sistema de BI.
A pesquisa aborda os conceitos de BI e como ele pode ajudar nos negócios de uma empresa, seja ela do tamanho que for, mostrando que apesar de ser um tema pouco conhecido pelas pessoas, é um assunto de fácil compreensão e que, às vezes, as pessoas mesmo sem saber o que é, já utilizam no seu dia a dia. Mostrar que o BI vem sendo um dos principais investimentos das grandes empresas nos últimos anos e os motivos pelos quais elas investem tanto nessas tecnologias e dessa forma incentivar as pequenas e médias empresas a investirem também.
Com base nesses fatos as fontes de pesquisa serão extraídas de sites, livros acadêmicos, jornais e artigos que falam um pouco sobre BI e de sua importância no mercado de hoje em dia, também será feito um questionário com algumas perguntas elaboradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário