Se você é cliente, provavelmente já perguntou em uma reunião de avaliação de software de BI: "essa ferramenta traz templates para o meu modelo de negócio?" e se for um consultor ou responsável pela implantação de uma solução de BI, já se pegou desejando que aquele problema tivesse um guia de solução, tenho certeza.
A verdade é que a maioria das ferramentas de BI traz ou tenta trazer algum template para medir o básico: vendas, contas a pagar, contas a receber, gastos, giro de estoque etc. Algumas empresas dão ótimos nomes a esses templates. A SAP chama seus templates de Business Content.
Mas qual o real benefício que esses templates podem trazer? Vale a pena usar esses templates? Templates são de fato respostas mágicas e maravilhosas para todos os problemas?
Em primeiro lugar eu tenho que fazer uma ressalva: esse texto se refere de forma geral a templates e não a um template em específico. Ou seja, TALVEZ existam templates melhores que a média e certamente existem templates BEM piores.
Minha opinião é clara e já está dita no título desse post: templates são ótimas ferramentas para deixar a sua empresa exatamente igual a todas as outras. Por definição, templates são criados a partir das "melhores práticas" do mercado e portanto deveriam refletir o "estado da arte". É difícil imaginar que alguma inteligência (afinal de contas, fazemos Business Intelligence) pode ser empacotada de forma genérica para qualquer empresa e indústria, não?
Usar os templates, por outro lado, pode acelerar consideravelmente a implantação de indicadores e métricas, além de indicar o caminho a se seguir e estabelecer importantes baselines para começarmos a trabalhar. E por esse motivo, não podem ser ignorados completamente.
Aqui vão algumas dicas antes de sair usando templates:
Mas qual o real benefício que esses templates podem trazer? Vale a pena usar esses templates? Templates são de fato respostas mágicas e maravilhosas para todos os problemas?
Em primeiro lugar eu tenho que fazer uma ressalva: esse texto se refere de forma geral a templates e não a um template em específico. Ou seja, TALVEZ existam templates melhores que a média e certamente existem templates BEM piores.
Minha opinião é clara e já está dita no título desse post: templates são ótimas ferramentas para deixar a sua empresa exatamente igual a todas as outras. Por definição, templates são criados a partir das "melhores práticas" do mercado e portanto deveriam refletir o "estado da arte". É difícil imaginar que alguma inteligência (afinal de contas, fazemos Business Intelligence) pode ser empacotada de forma genérica para qualquer empresa e indústria, não?
Usar os templates, por outro lado, pode acelerar consideravelmente a implantação de indicadores e métricas, além de indicar o caminho a se seguir e estabelecer importantes baselines para começarmos a trabalhar. E por esse motivo, não podem ser ignorados completamente.
Aqui vão algumas dicas antes de sair usando templates:
- se a sua empresa quer liderar tendências, você deveria pensar duas vezes antes de usar um template de BI. Motivo? Simples, todos os seus concorrentes estarão usando templates parecidos;
- acredite em templates construídos por quem tem experiência no sistema transacional e não no sistema de BI. Motivo? A empresa que cria o sistema transacional conhece muito bem as regras de negócio e peculiaridades daquele sistema, nenhuma garantia quando o template vem do sistema de BI diretamente;
- em geral, templates são ótimos para métricas e atividades mais parecidas com commodities. Coisas do tipo: DSO, AOD, Stock Out etc. Métricas e indicadores que são razoavelmente os mesmos em diferentes indústrias e empresas;
- templates não são verdades absolutas. Usá-los para tornar o processo de implantação mais rápido, para estudar como o fabricante recomenda fazer ou mesmo para partir de um ponto inicial (baseline) é uma ótima idéia. Mas é preciso ter olho crítico e saber decidir o que faz e o que não faz sentido para a situação em questão.
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